Cobras gigantescas escalando árvores? Descubra no vídeo a seguir

Fonte: CenarioMT

Ainda de acordo com o especialista, era uma sucuri fêmea com mais de 20 anos e ainda com alto poder de reprodutivo.
Ainda de acordo com o especialista, era uma sucuri fêmea com mais de 20 anos e ainda com alto poder de reprodutivo.

Lucas do Rio Verde – MT, 27 de junho de 2022, por João RicardoCobras gigantescas tem capacidade para escalar árvores?

A resposta é sim, as cobras gigantescas também escalam árvores. Ao menos é o que indica o vídeo a seguir, que foi publicado no canal do Biólogo das Cobras, no Youtube.

Neste caso, uma cobra píton reticulada (a maior cobra do mundo), mostrou que tem bastante habilidade para escalar as árvores.

Ainda de acordo com o especialista, Biólogo Henrique Abrahão, as cobras sucuris (consideradas as cobras mais pesadas do mundo) também conseguem escalar árvores.

ASSISTA:

YouTube video

As cobras são répteis poiquilotérmicos (ou pecilotérmicos) sem patas, pertencentes à subordem Serpentes, ou Ophidia. São bastante próximos dos lagartos, com os quais partilham a ordem Squamata.

Há também várias espécies de lagartos sem patas (como, por exemplo, o licranço ou cobra-de-vidro) que se assemelham às cobras, sem estarem relacionados com estas, no entanto.

A atração pelas serpentes é chamada de ofidiofilia. A repulsão é chamada de ofidiofobia. O estudo dos répteis e anfíbios chama-se herpetologia (da palavra grega herpéton, que significa “aquilo que rasteja” – em especial, serpentes).

Todas as serpentes são carnívoras, comendo pequenos animais (incluindo lagartos e outras cobras), aves, ovos ou insetos. Algumas cobras têm peçonha para matar as suas presas antes de as comerem. Outras matam as suas presas por constrição.

As cobras não mastigam quando comem, elas possuem uma mandíbula flexível, cujas duas partes não estão rigidamente ligadas. Isso se dá graças ao osso quadrado que funciona como uma peça de encaixe, que quando necessário desarticula sua mandíbula para se adaptar ao tamanho de sua presa (ao contrário da crença popular, elas não desarticulam as suas mandíbulas), assim como numerosas outras articulações do seu crânio, permitindo-lhes abrir a boca de forma a engolir toda a sua presa, mesmo que ela tenha um diâmetro maior que a própria cobra.

Naja é um gênero de cobras-capelo, serpentes peçonhentas da família Elapidae (cobras). Seu habitat estende-se a toda a África, Sudoeste da Ásia, Sul da Ásia e Sudeste Asiático
Naja é um gênero de cobras-capelo, serpentes peçonhentas da família Elapidae (cobras). Seu habitat estende-se a toda a África, Sudoeste da Ásia, Sul da Ásia e Sudeste Asiático. Foto: San Diego Zoo.

Se você gostou deste post: Cobras gigantescas escalando árvores? Descubra no vídeo a seguir   – vai gostar também de ler esta notícia: Cobra sucuri da largura da estrada? Veja no vídeo

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!