A primeira impressão é de que a cobra é nada menos que uma surucucu-pico-de-jaca, uma das mais venenosas (peçonhentas) do Brasil, devido a sua coloração.
Porém, de acordo com o Biólogo Henrique Abrahão, trata-se na verdade de uma drymarchon corais, popularmente chamada de papa-pinto. Essa cobra não oferece perigo para o ser humano.
Assista:
É uma cobra considerada de grande porte, onde os indivíduos maduros atingem um peso corporal acima de 250g e comprimento acima de um metro, geralmente variando entre um e dois metros e o maior indivíduo registrado mediando 2,95 metros.
A espécie não apresenta dimorfismo sexual muito marcado, de forma que machos e fêmeas possuem tamanhos próximos. Entretanto, forte dimorfismo foi registrado para D. couperi, na qual os machos são maiores que as fêmeas, característica possivelmente compartilhada com outras espécies do gênero.
Drymarchon corais não possui presas nem glândulas especializadas para inoculação de peçonha, sendo sua dentição caracterizada como áglifa. Portanto, é uma espécie não peçonhenta, mas que pode desferir botes e morder.
A coloração dos indivíduos de Drymarchon corais pode variar, mas segue um padrão no qual o dorso tem escamas mais escuras de cor preta ou índigo, com a parte ventral sendo composta por escamas amareladas.
As escamas mais posteriores são mais claras, e de tom amarelado, tanto dorso quanto no ventre, com a possibilidade de alguns indivíduos apresentarem anéis pouco definidos formados por escamas escuras.
A coloração da cabeça geralmente é amarelada, assim como o ventre, mas indivíduos diferentes podem apresentar algumas escamas mais escuras.
Se você gostou deste post: Cobra perigosa passeia entre pés de pessoas? Assista ; vai gostar também de ler esta notícia: Barriga de cobra explode ao engolir rato? Descubra no vídeo
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!