Lucas do Rio Verde – MT, 28 de junho de 2022, por João Ricardo. Vídeo de uma cobra comendo uma lagartixa bombou nas redes sociais. Assista logo abaixo o belo flagrante.
De acordo com o Biólogo Henrique Abrahão – O Biólogo das Cobras, a cobra que aparece no vídeo é uma Cobra-Cipó ou Corre-Campo (Philodryas nattereri)
O flagrante da cobra devorando lagartixa foi gravado no município de São Sebastião, no estado de Alagoas (AL), por Genivaldo Albuquerque.
https://www.instagram.com/p/CfW0cqFMhJM/
A cobra-cipó é uma serpente opistóglifa, podendo atingir um comprimento de 160 cm, corpo amarelo-bronzeado com quatro linhas laterais escuras e escamas que apresentam uma borda negra.
A cobra corre-campo possui uma peçonha que será inoculada através de sua dentição opistóglifa e possui grandes efeitos no corpo do ser humano muito semelhantes aos efeitos da Bothrops jararaca, tendo ações proteolíticas, inflamatória aguda, hemorrágicas e coagulantes, neurotóxica, miotóxica, nefrotóxica e cardiovascular.
Por não possuir um soro específico a esta peçonha, por vezes os acidentes são tratados com anti-botrópico.
A COBRA
Cobra é uma denominação genérica, utilizada frequentemente na língua portuguesa como sinônimo para serpente. Enquanto cobra-(de-)capelo designa serpentes (muito venenosas), da família Elapídeos, que, quando excitadas, dilatam a região cervical em jeito de capelo ou capuz de um monge (nas restantes línguas europeias, cobra designa as cobras-capelo, por truncamento a partir da palavra portuguesa).
A maior parte das cobras-capelo põe ovos e a maior parte delas os abandona pouco depois da ovoposição. No entanto, algumas espécies são ovovivíparas e retêm os ovos dentro dos seus corpos até se encontrarem prestes a eclodir.
Recentemente, foi confirmado que várias espécies de cobras-capelo desenvolvem os seus descendentes completamente dentro de si, nutrindo-os através de uma placenta e um saco amniótico.
A retenção de ovos e os partos ao vivo são normalmente, mas não exclusivamente, associados a climas frios, sendo que a retenção dos descendentes dentro da fêmea permite-lhe controlar as suas temperaturas com maior eficácia do que se estes se encontrassem no exterior. (Fonte: Wikipédia)
Se você gostou deste post: Cobra tenta comer filhote de rato e leva maior surra; ASSISTA – vai gostar também de ler esta notícia: Mamãe gambá flagrada cuidando de seus cinco filhotes; VÍDEO