Lucas do Rio Verde – MT, 24 de agosto de 2022, por João Ricardo. Após uma cobra-cipó (Mastigodryas boddaerti) ter sido flagrada comendo uma perereca, o proprietário da chácara onde o fato aconteceu, relatou que a cobra virou animal de estimação, pois aparece constantemente no mesmo lugar.
O primeiro flagrante da cobra-cipó engolindo a perereca aconteceu na tarde de quinta-feira (30) de junho em uma chácara, no município de Lucas do Rio Verde (MT).
A cena chamou a atenção do proprietário da chácara, Hélio Kaminski. Hélio relatou que estava organizando algumas coisas no local, quando percebeu que a cobra-cipó estava predando a perereca.
Hélio relata ainda que não imaginava que a cobra fosse capaz de engolir a enorme perereca.
Depois do primeiro episódio, a cobra volta e meia aparece na chácara a procura de alimentos. Hélio novamente fez a filmagem da cobra.
Assista a cobra-cipó de estimação
Relembre o momento em que a cobra-cipó foi flagrada pela primeira vez, quando devorou a perereca.
A Cobra-cipó
Cobra-cipó é o nome popular das serpentes (as serpentes, também chamadas ofídios, cobras, mbóis, mboias e malacatifas, são répteis poiquilotérmicos sem patas, pertencentes à subordem Serpentes, ou Ophidia. São bastante próximos dos lagartos, com os quais partilham a ordem Squamata) do gênero Chironius. Também é conhecida pelo nome boiobi, que é de origem tupi e que significa “cobra verde”, através da junção dos termos mboîa (“cobra”) e oby (“verde”).
A coloração da maioria das espécies do gênero é uma mistura de tons de verde, vermelho e laranja, com olhos amarelos e negros.
Essas espécies são muito agitadas e velozes. Geralmente, fogem no momento em que são avistadas. São muito ariscas e podem morder caso impeçam sua fuga. Sua coloração as ajuda a confundirem-se com o ambiente, principalmente por passarem a maior parte do tempo nas árvores e arbustos (daí o nome popular “cobra-cipó”, pois elas realmente lembram cipós ao repousarem em plantas).
Atingem cerca de 1,20 metros, sendo serpentes muito finas e relativamente compridas. Alimentam-se de lagartos, pássaros e pererecas.
A reprodução é ovípara. Põem entre quinze e dezoito ovos com o nascimento previsto para o início da estação chuvosa.
Se você gostou deste post: Como uma cobra-cipó consegue engolir uma enorme perereca? Descubra no vídeo – vai gostar também de ler esta notícia: Onça-pintada é encontrada morta em estrada
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!