Um vídeo em que uma capivara grita de medo viralizou nas redes sociais nos últimos dias, mostrando a natureza selvagem do Pantanal em sua essência. A bióloga Giovanna Leite registrou o momento em que uma capivara, ao se deparar com a onça-pintada Aracy e seu companheiro Tereno, entra em pânico, emitindo gritos agudos e buscando refúgio na água. As imagens, que rapidamente se espalharam pela internet, geraram debates sobre a cadeia alimentar e a importância da preservação da fauna pantaneira.
Isso pode ser bem interessante também: Onça-pintada é vista e fotografada do céu em Lucas do Rio Verde
O vídeo, gravado em um açude em Miranda, a cerca de 200 quilômetros de Campo Grande, mostra a capivara tranquilamente em seu habitat quando, de repente, a onça Aracy e seu companheiro Tereno surgem nadando em sua direção.
A reação da capivara é imediata: ela emite dois gritos agudos, demonstrando medo e alerta. A bióloga Giovanna Leite, que acompanha o projeto Onçafari, explica que esse comportamento é típico de animais selvagens que se sentem ameaçados.
Flagrante em que a capivara grita de medo
A onça Aracy e sua fama
Ver essa foto no Instagram
A onça Aracy é uma conhecida das redes sociais protagonista do vídeo, e já foi protagonista de uma reportagem da redação do CenárioMT, no momento em que “brincava” com a sua própria comida, conforme mosta o vídeo acima. Filha da famosa onça Isa, Aracy já protagonizou diversas cenas impressionantes, como a captura de um jacaré, registrada pelo biólogo Lucas Morgado no mês passado.
A jovem felina, que nasceu em 2020, demonstra toda a força e agilidade da espécie, encantando e assustando ao mesmo tempo os internautas.
O vídeo da capivara e da onça Aracy destaca a importância da preservação da fauna pantaneira. A relação predador-presa é fundamental para o equilíbrio do ecossistema e a filmagem captura um momento crucial dessa dinâmica. A bióloga Giovanna Leite destaca a importância de projetos de monitoramento e conservação para garantir a sobrevivência de espécies como a onça-pintada e a capivara.