Cãozinho trava luta contra sucuri para defender seu tutor

As sucuris geralmente atacam suas presas nas águas rasas, onde podem se aproximar sem serem notadas.

Fonte: CenarioMT

As sucuris geralmente atacam suas presas nas águas rasas, onde podem se aproximar sem serem notadas.

Um cãozinho travou uma luta contra cobra sucuri para defender seu tutor, mas acabou perdendo a vida.

O emocionante vídeo mostra o homem, bastante comovido, relatando o que aconteceu e, infelizmente, tanto o cãozinho, quanto a cobra sucuri já sem vida.

Trata-se de uma sucuri-verde, a maior serpente entre as quatro espécies de sucuri existentes no Brasil. Não se sabe a dinâmica como tudo aconteceu, mas as imagens mostram que o cão lutou até o fim para defender seu tutor.

Por outro lado, possivelmente, a cobra sucuri poderia ter investido contra o cão para se alimentar, pois para ela, ele seria uma boa refeição.

YouTube video

Situações onde sucuris podem atacar outros animais

As sucuris são cobras constritoras, o que significa que elas matam suas presas enrolando-se nelas e apertando-as até a morte. Elas são os maiores répteis da América do Sul e podem atingir até 9 metros de comprimento.

As sucuris são predadoras oportunistas e caçam uma variedade de animais, incluindo:

  • Mamíferos: veados, antas, capivaras, queixadas, tatus, macacos, cachorros, gatos, etc.
  • Aves: patos, cisnes, gansos, jacarés, etc.
  • Peixes: pirarucus, jacarés, etc.

As sucuris geralmente atacam suas presas nas águas rasas, onde podem se aproximar sem serem notadas. Elas também podem atacar em terra, mas isso é menos comum.

As sucuris são caçadoras solitárias e geralmente atacam apenas uma presa de cada vez. Elas costumam engolir suas presas inteiras, mas também podem rasgá-las em pedaços menores.

As sucuris ajudam a manter o equilíbrio do ecossistema, reciclando nutrientes e dispersando sementes.

Aqui estão algumas situações específicas em que as sucuris podem atacar outros animais:

  • Quando a presa está sozinha ou desprevenida: As sucuris são mais propensas a atacar presas que estão sozinhas ou desprevenidas. Por exemplo, uma sucuri pode atacar um veado que está bebendo água ou um cachorro que está brincando na água.
  • Quando a presa está debilitada ou ferida: As sucuris também são mais propensas a atacar presas que estão debilitadas ou feridas. Por exemplo, uma sucuri pode atacar um animal que está doente ou um animal que foi ferido por outro predador.
  • Quando a presa é do tamanho certo: As sucuris só podem engolir presas que são do seu tamanho ou menores. Por exemplo, uma sucuri não pode engolir um animal que é maior que seu corpo.

Os ataques de sucuri a humanos são raros, mas podem acontecer. Geralmente, esses ataques ocorrem quando as pessoas se aproximam demais das cobras ou quando as cobras são acidentalmente pisadas ou tocadas.

Se você vir uma sucuri, é importante manter distância e não tentar tocá-la.

 

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.