Um cágado ou tracajá, como é conhecido em Mato Grosso, foi visto passeando por calçadas e avenida de Várzea Grande (MT) após as chuvas que caíram nesta quarta-feira (16).
A visita do cágado chamou a atenção das pessoas. De acordo com postagens feitas na página de humor no Instagram, Perrengue Mato Grosso, o réptil deu ‘as caras’ na Avenida Couto Magalhães.
ASSISTA:
Podocnemis unifilis é uma espécie de cágado de carapaça e pele negra com manchas amarelas na cabeça. Popularmente chamado de tracajá na região amazônica. Vive em muitas bacias hidrográficas do norte da América do Sul, entre elas a do Orinoco (Venezuela) e do Amazonas. Possui peso variando de 9 a 12kg e tem sua carapaça no formato convexo e ovalado.
O cágado ou tracajá habita as margens de rios, lagos, lagoas e florestas inundadas da Venezuela, Guianas e toda a Amazônia do Brasil, além de Colômbia, Peru, Equador e Bolívia. É um animal comum nessas áreas.
O animal vive bastante, passando dos 60 anos e podendo chegar aos 90 anos. Ele se reproduz anualmente[5] pondo de 15 a 30 ovos que são enterrados às margens dos rios e seus braços fluviais, estes vindo a eclodir depois de um período de 90 a 220 dias. A temperatura pode definir o sexo dos nascidos. Na vida adulta pode chegar aos 45cm e pesar 8kg.
É considerado um animal onívoro, podendo alimentar-se de vegetais aquáticos e frutos, insetos e caramujos. Criado em cativeiro alimenta-se de qualquer coisa que lhes ofereça, em pequenas partes.
Sua carne é amplamente consumida nas regiões onde habita, sendo alvo de caça predatória(que é irregular). Seus ovos também são consumidos entre ribeirinhos, em diversas formas. O animal geralmente é capturado por “malhadeiras” e também em seu período de desova, quando está em terra firme e tem seus movimentos muito lentos para escapar.
Se você gostou deste post: Cágado é visto passeando em calçada após chuva; VÍDEO– vai gostar também de ler esta notícia: Cachorro sobe em telhado para não morrer afogado; Vídeo