Bombeiros de Lucas do Rio Verde são acionados para combater enxame de marimbondos  

Fonte: CenarioMT

O marimbondo-tatu tende a perseguir suas vítimas por vários metros no raio de seu ninho e quando realizam suas picadas, seus ferrões ficam alojados nas vítimas, assim com algumas abelhas fazem.
O marimbondo-tatu tende a perseguir suas vítimas por vários metros no raio de seu ninho e quando realizam suas picadas, seus ferrões ficam alojados nas vítimas, assim com algumas abelhas fazem.

Equipe do Corpo de Bombeiros (13ª CBM) de Lucas do Rio Verde foi acionada na manhã desta segunda-feira (13) para combater um enxame de marimbondos que estava dentro de uma residência.

De acordo com o Cabo BM Alexandre Silva, o enxame estava dentro da gaveta de um guarda-roupas de um dos quartos da casa, localizada na rua Rio de Janeiro, no bairro Rio Verde.

“Eram muitos insetos, muitos marimbondos e devido ao volume foi realizado o extermínio do enxame com um lança-chamas sem danificar o patrimônio. O quarto ficou seguro para os moradores continuarem a sua reforma”, destacou o militar.

MARIMBONDO-TATU

O enxame de marimbondos que estava alojado na residência é da espécie tatu, extremamente agressiva.

O marimbondo-tatu faz parte de um dos tipos de marimbondos mais amedrontadores que existe no Brasil, já que além de possuir uma coloração atípica e um tamanho consideravelmente grande, o marimbondo-tatu é famoso por ter uma das picadas mais doídas da natureza.

O marimbondo-tatu é um inseto himenóptero da ordem Hymenoptera, nativos do Brasil e da Argentina, sendo uma das espécies que mais possuem exemplares de sua ordem e também considerada uma das mais agressivas, e é um tipo de marimbondo altamente temido nas áreas rurais.

O marimbondo-tatu se destaca das demais espécies de marimbondos pelo fato de possuir uma coloração azul-metálica em seu abdômen e asas, o que as tornam de fácil identificação.

O marimbondo-tatu cria um ninho onde parte desse ninho se torna o local onde ele será criado, ou seja, o ninho não é marcado por nenhuma espécie de pedúnculo, e esses ninhos podem ser feitos em qualquer superfície de madeira, seja de uma árvore ou as paredes de uma casa. Esse tipo de ninho é conhecido como astelocyttarous.

Acredita-se que o fato do ninho ser criado dessa forma, é que só existe um lado pelo qual o ninho pode ser atacado, ou seja, o lado que fica exposto é extremamente protegido pelas vespas-trabalhadoras, onde as formigas não conseguem ter acesso ao mel a não ser passando pela barreira de vespas.

O mel produzido pelo marimbondo-tatu é um tipo escuro e não é apreciado por humanos, pois tem um gosto amargo e muito forte, mas ainda é assim os ninhos chamam atenção de outros insetos que podem destruir os ovos de filhotes presentes nos ninhos.