O biólogo Christian Raboch fez um emocionante resgate de uma mamãe gambá e seus diversos filhotes, em Santa Catariana (SC).
O vídeo do momento do resgate foi publicado em seu perfil no Instagram e alcançou milhares de visualizações.
A mamãe gambá fez o ninho dentro do armário de uma casa. Os animais permaneceram calmos, mesmo quando estavam sendo resgatado pelo biólogo.
“Em 6 anos trabalhando com resgate de fauna, esse foi um dos resgates mais bonitos.
A plenitude da mamãe gambá e seus filhotes, não se sentindo acuada com a minha chegada, foi algo realmente único. Fiquei admirando ela e seus bebês por uns 10 minutos antes de resgatá-los”, descreveu na postagem Christian Raboch.
“Confesso que não queria retirá-los de lá, pareciam muito confortáveis no seu ninho. Mas para segurança de todos foi preciso, enfim foram soltos em uma área de mata conservada”, acrescentou o profissional.
Quem são os gambás?
Mamíferos marsupiais (possuem um marsúpio, espécie de bolsa em que os filhotes terminam seu desenvolvimento), os gambás pertencem à família Didelphidae.
Apesar te terem o corpo parecido com ratos, por exemplo, os gambás não são roedores. São animais que possuem corpo maciço, focinho alongado, membros curtos, orelhas desenvolvidas e uma cauda preênsil.
Quatro espécies de gambás foram registradas em território brasileiro.
Esses animais possuem habito noturno, vivem em árvores e também no solo. Sua alimentação é baseada em ovos, frutos e outros animais.
Os gambás possuem patas anteriores com unhas bastante afiadas. As patas posteriores, por sua vez, têm cada uma, dedo oponível aos outros, o que também ajuda o animal a se segurar. Os gambás possuem ainda caninos grandes, porém não são considerados animais agressivos.
Quando se sentem ameaçados, os gambás abrem a boca e mostram seus dentes e emitem um som característico, de modo a deixar em alerta possíveis predadores.
Outra estratégia utilizada pelo gambá para enganar predadores, é a chamada tanatose, ou seja, e fingem de mortos, ficam imóveis e diminuem sua frequência cardíaca e respiratória.
Quando ameaçados, os gambás podem ainda liberar todo seu conteúdo intestinal e uma secreção odorífera de glândulas anais.
Se você gostou deste post: Veja momento em que gambás devoram cobra cascavel– vai gostar também de ler esta notícia: Corajoso ou imprudente? homem pega cobra coral-verdadeira
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!