Lucas do Rio Verde – MT, 21 de junho de 2022, por João Ricardo. Um biólogo usou a mão para resgatar uma cobra jararaca, no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina (SC).
A cobra jararaca, uma das mais peçonhentas (venenosas) do Brasil, foi encontrada embaixo de um contêiner de uma loja de bicicletas.
O biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), foi quem pegou a cobra com a mão, porém, ele utilizou um gancho para evitar um possível ataque da cobra jararaca. A jararaca, segundo ele, tem cerca de 80 cm.
“É mais arriscado, mas diminui as chances do animal fugir. Importante salientar que isso não deve ser repetido em casa. Uma pegada errada ali e ela poderia me picar “, informou, ao portal G1.
A jararaca (bothrops jararaca) é uma cobra venenosa, que se alimenta de ratos e pode aparecer próximo de residências para se alimentar. A serpente resgatada (assista ao resgate acima) tinha quase um metro de comprimento, tamanho considerado grande para a espécie.
https://www.instagram.com/p/CgNtf-eg6Wt/
A cascavel, por razões não bem entendidas, em vez de sair completamente de sua pele antiga, mantém parte dela enrolada na cauda em forma de um anel cinzento grosseiro.
Com o correr dos anos, estes pedaços de epiderme ressecados formam os guizos que, quando o animal vibra a cauda, balançam e causam o ruído característico. Embora no conceito popular o número de anéis do guizo às vezes é interpretado como correspondente à idade desta cobra, isto não é correto, pois no máximo poderia indicar o número de trocas de pele.
A finalidade do som produzido pelo guizo é de advertir a sua presença e espantar os animais de grande porte que lhe poderiam fazer mal. É uma ótima possibilidade de evitar o confronto.
Se você gostou deste post: Biólogo resgata jararaca com as mãos; VÍDEO – vai gostar também de ler esta notícia: Batalha entre onça-pintada e ariranhas quem ganha? VÍDEO
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!