Com o título ‘As serpentes mais famosas do mundo’, chegou ao mercado na última sexta-feira (17) o livro produzido por Henrique Abrahão; O Biólogo das Cobras – e sua esposa, a Bióloga Rita.
O livro está disponível na plataforma Amazon ao custo de R$ 56,00 na versão digital. Na versão física o livro também será comercializado.
A produção do livro ‘ As Serpentes Mais Famosas do Mundo’ era um sonho antigo do Biólogo Henrique e de sua esposa a Bióloga Rita. Todo o desenvolvimento e custo do livro são de responsabilidade do casal, que trabalhou por três anos seguidos.
Trata-se de uma produção cientifica cujo objetivo principal é a educação ambiental aliada à preservação das espécies estudadas.
“O nosso objetivo com esta produção é mostrar e falar sobre o mundo das serpentes, fazer uma defesa da existência desses animais. Neste livro abordamos sobre as serpentes mais perigosas do mundo e nele consta um guia, que mesmo sendo um conteúdo de pós-graduação, qualquer pessoa consegue ter uma boa compreensão sobre o assunto”, relatou ao CenárioMT, o Biólogo Henrique.
Para facilitar o entendimento e prender a atenção do leitor ao conteúdo, Henrique e sua esposa Rita, utilizaram muitas imagens.
“A pessoa leiga poderá ter um bom entendimento sobre o comportamento e importância científica daquela serpente. Então basicamente é um livro científico e com muitas referencias. O prefácio do livro foi escrito por um dos maiores hepertólogos* do mundo, que é o Otávio Marques”.
(A herpetologia é um ramo da zoologia dedicado ao estudo dos répteis e anfíbios: sua classificação, ecologia, comportamento, fisiologia e paleontologia).
O Brasil possui dezenas de serpentes peçonhentas de interesse médico e dentre as espécies com ocorrência para a região do Centro-oeste brasileiro (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), podemos destacar: Cobras-corais; Surucucu-pico-de-jaca; Cascavel estão entre essas serpentes; jararacas; caiçaca; urutu-cruzeiro; boca-de-sapo; jararaca-pintada; jararacuçu, entre outras.
As serpentes não são predadoras de humanos e quando ocorre o encontro, tendem a fugir. Quando as pessoas entram em ambientes onde pode haver serpentes é preciso cautela, evitando acidentes indesejados. Mantenha distância segura, deixe o animal seguir seu curso, caso precise removê-lo em ambiente urbano, acione o serviço dos Bombeiros, disque 193, profissionais qualificados que farão a remoção e soltura de maneira segura para todos.
Biólogo Henrique
Henrique Abrahão Charles é Biólogo, especialista em serpentes, jornalista e professor. Ganhou destaque nacional com seus vídeos educativos que são publicados em seu canal no Youtube.
Morador de Macaé, no Rio de Janeiro, Biólogo Henrique usa de seu jeito irreverente para chamar a atenção do público em seu canal no Youtube, que tem hoje, quase 400 mil inscritos. Mais do que mostrar serpentes, o profissional tem o objetivo de promover a educação ambiental e garantir a existência as espécies, que tem papel fundamental na natureza.
Da Redação
O CenárioMT, mais do que um portal de notícias e informação, tem em sua essência, apoiar e divulgar iniciativas de preservação das espécies e do meio ambiente, como é o caso da produção do livro ‘As Serpentes Mais Famosas do Mundo’ produzido pelo Biólogo Henrique e sua esposa Rita.
Apoiar iniciativas como esta é contribuir com a manutenção da fauna e flora do nosso planeta, garantindo assim, um bom relacionamento entre o Ser Humano (visando sua própria existência) com a natureza.
“Parabéns Biólogo Henrique, sua esposa Rita e todos que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento dessa obra tão importante, que com certeza, será a base para muitos outros estudos e uma importante ferramenta para a educação ambiental dessa e das futuras gerações. Felicitações”.