Biólogo Henrique Abrahão fala sobre a urutu-cruzeiro, cobra peçonhenta e de beleza rara

Vídeo no YouTube traz informações sobre o comportamento, habitat e importância ecológica da espécie

Fonte: CenarioMT

A robusta urutu-cruzeiro, uma cobra especialista em capturar mamíferos
Com sua coloração típica, a urutu é uma das mais conhecidas serpentes peçonhentas brasileiras. Foto: divulgação (Instituto Butantan.)

Em vídeo publicado em seu canal no YouTube, o biólogo Henrique Abrahão fala sobre a urutu-cruzeiro, uma das cobras mais peçonhentas da América do Sul. Assista isso e muito mais em Mundo Animal.

Urutu-cruzeiro é conhecida pela cruz na cabeça

YouTube video

A urutu-cruzeiro pode medir até 2 metros

A urutu-cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma serpente da família Viperidae, que ocorre no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. É uma cobra de médio porte, que pode atingir até 2 metros de comprimento. Possui um corpo robusto, com manchas pretas e brancas, formando um padrão em forma de cruz na cabeça.

A urutu-cruzeiro é uma cobra venenosa, com um veneno que pode causar necrose nos tecidos. É um predador de mamíferos, como roedores, marsupiais e morcegos.

No vídeo, Henrique Abrahão fala sobre o comportamento, habitat e importância ecológica da urutu-cruzeiro. Ele também traz informações sobre como evitar acidentes com essa cobra.

A robusta urutu-cruzeiro, uma cobra especialista em capturar mamíferos
Com sua coloração típica, a urutu é uma das mais conhecidas serpentes peçonhentas brasileiras. Foto: divulgação (Instituto Butantan.)

“A urutu-cruzeiro é uma cobra importante para o equilíbrio do ecossistema”, diz Abrahão. “Ela controla a população de roedores, que podem transmitir doenças para os humanos.”

O vídeo de Henrique Abrahão é uma importante fonte de informação sobre a urutu-cruzeiro. Ele ajuda a conscientizar as pessoas sobre a importância dessa cobra e sobre como evitar acidentes com ela.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.