Biólogo flagra cobra jiboia predando pássaro em cima de árvore

Fonte: CenarioMT

Depois do flagrante, o biólogo pegou a cobra jiboia e a levou até uma mata, nas proximidades de sua casa.
Depois do flagrante, o biólogo pegou a cobra jiboia e a levou até uma mata, nas proximidades de sua casa.

Uma cobra jiboia (Boa constrictor) foi flagrada predando um pássaro em cima de uma árvore. O belíssimo flagrante foi realizado pelo biólogo e fotógrafo Ciro Albano, especialista em observação de aves no Brasil.

A cena foi gravada no pé de amoras, plantado no quintal da casa de Ciro, que fica na cidade de Lençóis, no estado da Bahia (BA). A jiboia, de acordo com o especialista, estava fazendo o processo de constrição em um sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris).

“Escutei a barulheira da sabiá mas achei que era mais uma briga entre ela. Mas todos os outros passarinhos e em especial as gralhas-cancã não pararam de alarmar de forma desesperada. Daí fui olhar o que estava rolando e me deparei com essa cena”, comentou Ciro em seu post no Instagram. (Siga @CIROALBANO)

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

Jiboia pega sabiá em pé de amoras

YouTube video

“Não quis intervir porque predação faz parte da natureza, mas a jiboia (talvez por ser jovem) ficou desconfiada quando me aproximei. Deu um bote pro meu lado e pouco tempo depois soltou a sabiá já morta”, acrescentou.

Depois do flagrante, o biólogo pegou a cobra jiboia e a levou até uma mata, nas proximidades de sua casa.

“Não queria ela viciada em comer os passarinhos aqui do quintal e na mata ela vai estar no seu real ambiente. Tem gente que ficaria apavorada com uma cobra em casa. Eu adorei a visita. Mas cada um no seu espaço”, finalizou Albano.

Jiboia tem fama de ser oportunista

A jiboia é uma serpente não venenosa da família Boidae, que inclui também a sucuri. É encontrada na América Central e do Sul, desde o México até o norte da Argentina.

As jiboias são serpentes de tamanho médio a grande, podendo atingir até 5 metros de comprimento. O corpo é cilíndrico e robusto, com escamas lisas e brilhantes. A coloração varia de acordo com a espécie, mas geralmente é marrom, verde ou amarelada.

As jiboias são predadoras oportunistas, alimentando-se de uma variedade de animais, incluindo roedores, lagartos, aves e mamíferos. Para capturar suas presas, elas usam sua camuflagem para se aproximarem silenciosamente. Quando a presa está próxima, a jiboia a ataca com um bote rápido e a envolve com seu corpo, apertando até que ela morra por asfixia.

Após matar a presa, a jiboia a engole inteira. O processo de digestão pode levar vários dias.

As jiboias são animais solitários e passam a maior parte do tempo escondidas em árvores ou arbustos. Elas são ovíparas, e a fêmea coloca de 20 a 40 ovos. Os ovos eclodem após cerca de 60 dias.

A jiboia é uma espécie importante para o ecossistema, pois ajuda a controlar a população de roedores e outros animais. No entanto, ela também é uma presa popular para caçadores, que a matam por sua pele e carne.

As jiboias são predadoras oportunistas, alimentando-se de uma variedade de animais, incluindo roedores, lagartos, aves e mamíferos.
Foto: canva.com/photo.

Aqui estão algumas características específicas da jiboia:

  • Dentes: As jiboias têm dentes pequenos e afiados, que são usados para prender a presa. Elas não possuem presas inoculadoras de veneno.
  • Olhos: Os olhos das jiboias são grandes e redondos, e possuem uma membrana que protege os olhos da luz solar.
  • Língua: A língua das jiboias é bifurcada e é usada para cheirar.
  • Fígado: O fígado das jiboias é muito grande, e ajuda a digerir a presa.

A jiboia é um animal fascinante que desempenha um papel importante no ecossistema.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.