Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra uma cobra sucuri vencendo uma onça na batalha pela vida.
Veja também: Pescadores encontram cobra sucuri gigante morta dentro de rio; Veja o que aconteceu
O vídeo foi filmado pelo guia turístico Branco Arruda, no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal Mato-grossense. As imagens mostram como é uma batalha entre uma onça-pintada e uma sucuri, a segunda maior cobra do planeta que é conhecida como “anaconda” no mundo todo.
No pantanal, é comum acontecer batalhas entre onças-pintadas e cobras sucuris, na luta incessante pela sobrevivência.
O especialista Biólogo Henrique Abrahão – O Biólogo das Cobras – analisou o vídeo gravado por Branco Arruda e descreve os possíveis motivos que levaram a onça a desistir de predar a cobra sucuri.
ACOMPANHE:
Pode te interessar
- Onça trava batalha com cobra sucuri? Assista
- Confira o flagrante de cobra sucuri gigante dentro de sua toca; assista
- Cobra sucuri mais rápida do Brasil? ASSISTA
- Cobra sucuri da largura da estrada? Veja no vídeo
- Cobra sucuri desiste de devorar bezerro? Assista e descubra
A SUCURI
A sucuri é uma cobra da família Boidae, pertencente ao gênero Eunectes e sua distribuição geográfica é restrita à América do Sul.
Até o momento são conhecidas quatro espécies de sucuri ─ Eunectes notaeus, Eunectes murinus, Eunectes deschauenseei e Eunectes beniensis ─ sendo as três primeiras com ocorrência no Brasil e a última ocorrente na Bolívia.
Estas cobras vivem perto de córregos, rios e lagos. Apesar de não serem ágeis em ambiente terrestre, elas são muito rápidas dentro d’água podendo ficar até 30 minutos sem respirar. Possuem hábitos crepusculares e noturnos.
A estratégia utilizada para caçar é a da espreita seguida do bote. As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno, mas sua mordida é forte o bastante para atordoar sua presa que rapidamente é envolvida pela musculatura forte e robusta da serpente.
Utilizam esta tática em animais que se aproximam dos corpos d’água para beber, surpreendendo sua presa em potencial dando o bote e matando-a por constrição e afogamento. Na dieta das sucuris é possível encontrar diversos vertebrados, como por exemplo: peixes, rãs, lagartos, jacarés, aves e roedores.
Se você gostou deste post: Sucuri amarela camufla em meio à vegetação pantaneira; Vídeo – vai gostar também de ler esta notícia: Cobra Sucuri dormindo na pedra? Acompanhe o vídeo
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!