Alguns dos animais encontrados no Pantanal Mato-grossense e que foram flagrados pelas lentes das câmeras do Doutor e Zoologia Thiago Silva Soares, que administra a página thiagobiotrips no Instagram.
O Pantanal
Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil quilômetros quadrados de extensão, altitude média de 100 metros. Devido as dificuldades de mensurar o tamanho do Pantanal é possível encontrar referências de sua área em 210 mil km².
Está situado no sul de Mato Grosso que ocupa 35% do território e no noroeste de Mato Grosso do Sul que ocupa 65%, ambos estados do Brasil, além de partes do norte do Paraguai e do leste da Bolívia (onde é chamado de chaco boliviano).
O Pantanal é considerado a maior planície alagada contínua do mundo, com 140.000 km² em território brasileiro. De acordo com o Instituto SOS Pantanal, do total de 195.000 km² considerados do Pantanal, 151.000 km² se encontram no Brasil e o restante dos 44.000 km² estão divididos entre Bolívia e Paraguai. O Pantanal Boliviano possui 31.898 km².
A região considerada pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região do Parque Nacional do Pantanal. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira.
O clima do Pantanal está em uma área de ocorrência do clima tropical, com duas estações bem definidas: o verão chuvoso e o inverno seco.
É quente e úmido, no verão, e embora seja relativamente mais frio no inverno, continua apresentando grande umidade do ar devido à evapotranspiração associada à água acumulada no solo no horizonte das raízes durante o período de cheia.
A maior parte dos solos do Pantanal é arenosa e suporta pastagens nativas utilizadas pelos herbívoros nativos e pelo gado bovino, introduzido pelos colonizadores da região. Uma parcela pequena da pastagem original foi substituída por forrageiras exóticas, como a Braquiária (4.5% em 2006).
Se você gostou deste post: Conheça o rato boiadeiro; assista – vai gostar também de ler esta notícia: Tubarão faz salto encantador; assista
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!