O Dia de São Casimiro celebra-se neste dia de 4 de março.
São Casimiro nasceu na Cracóvia, na Polónia, em 1458, e faleceu a 1484 em Hrodna, na Bielorrússia, precisamente no dia 4 de março.
São Casimiro acabou por morrer de tuberculose, ainda antes dos 30 anos. O seu túmulo foi aberto 120 anos depois do seu enterro. O seu corpo encontrava-se ainda incorrupto e nem a roupa se tinha deteriorado, mesmo estando num local muito húmido. Sobre seu peito encontrou-se uma poesia dedicada à Santíssima Virgem com a qual o santo tinha pedido para ser sepultado.
Mesmo sendo patrono da juventude da Lituânia, o santo de hoje é modelo para todas as idades. Seu nome significa ‘comandar’. De fato, com a graça de Deus e muito esforço, foi comandando ao longo de sua vida, todo o pensar, todo falar e todo o querer para Deus.
Filho do rei da Polônia e de família católica, Casemiro nasceu no ano de 1454. Com a ajuda da oração, da penitência, da direção espiritual e até do Papa do seu tempo, ele pôde discernir que seu chamado não era suceder ao seu pai. Renunciou ao trono, mas não deixou de ser solidário à realidade paterna, às necessidades do reino, sendo braço direito no governo de seu pai.
Teve toda uma vida de ascese e sacrifício, sendo modelo para a juventude.
Faleceu com apenas 26 anos.
São Casimiro, rogai por nós!