A Justiça Eleitoral realizou nesta sexta-feira (28) uma capacitação com os voluntários que trabalharão no domingo durante as eleições que escolherão 5 novos titulares para o Conselho Tutelar em Lucas do Rio Verde. O treinamento aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal.
Foram disponibilizadas 14 urnas que serão instaladas em oito locais de votação, sendo duas na zona rural. 42 pessoas atuarão como mesárias no próximo domingo (01). Os locais de votação funcionarão das 8h às 17h.
“Nessa eleição, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso terá uma participação importante através do empréstimo das urnas eletrónica para a realização da votação”, explicou o chefe do Cartório da 21ª Zona Eleitoral, Lumiére Martins Rech.
Ele informou que as urnas a serem usadas no domingo são do modelo 2020. “A diferença que ocorre é em relação ao layout dela e o terminal do mesário. Mas para o eleitor, continua a mesma urna”.
Após a capacitação aconteceu o lacre das urnas eletrônicas, mesmo procedimento adotado em eleições convencionais.
“A gente está dando transparência a esse processo. Nós estamos bem otimistas. Em Lucas do Rio Verde nós temos mais de 51 mil eleitores. Mesmo sendo uma eleição de voto facultativo nossa expectativa é que o maior número de pessoas possa ir às urnas uma vez que nós estamos elegendo pessoas para ocuparem um cargo público de extrema importância para as crianças e adolescentes do nosso município”, analisou Débora Carneiro, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Débora observou que a população deve estar atenta aos locais de votação, tendo em vista que muitas seções foram agregadas.
“Nós estamos trabalhando já há mais de 1 ano em todo esse processo para que possa concluir com sucesso nesse domingo para eleger os conselheiros que vão autuar no município de Lucas do Rio Verde pelos próximos 4 anos”, reforçou.
28 pessoas registraram candidaturas para o pleito. Uma mudança nas eleições deste ano é que os cinco mais bem votados são eleitos titulares e todos os demais ficarão como suplentes, e não apenas cinco como era antigamente.
“Nós ficávamos com muita dificuldade na hora de colocar suplentes para numa eventual necessidade”, confirmou Débora.
A totalização dos votos será feita no auditório dos Pioneiros após a votação.