O grupo de voluntários ‘É o bicho MT’ está fazendo uma campanha com o objetivo de arrecadar uma tonelada de ração para os animais de ribeirinhos que moram na comunidade de Porto Jofre, em Poconé, na região do Pantanal.
A campanha teve início no dia 4 de abril e segue até os dias 22 e 23 deste mês. De acordo com a presidente do grupo, Jenifer Larrea, os animais de estimação dos ribeirinhos da comunidade não possuem uma nutrição adequada e é preciso ajudar esses animais.
“Iniciamos essa campanha para levar ração para melhorar a nutrição dessas animais, são animais que passam muita fome”, afirma.
Para conseguir o valor, os voluntários criaram uma vaquinha online e todo o dinheiro será destino à compra da ração. Além disso criaram dois pontos de coleta para as pessoas que preferirem doar sacos de ração do que o dinheiro.
Os pontos de coleta ficam em pet shops na Avenida Miguel Sutil, 10170, bairro Santa Rosa e outro fica na Avenida Isaac Póvoas, nº 669, Bairro Centro Norte.
O grupo estima que a ração será distribuída para 200 animais dentre cachorros e gatos adultos e filhotes. Futuramente, a presidente conta que pretende criar uma campanha de castração desses animais.
Uma vez no mês os voluntários também arrecadam cestas básicas e doam para as famílias de Porto Jofre, neste mês a ração também será levada e distribuída. O grupo conta com mais de 50 voluntários na arrecadação.
Segundo a presidente, são cerca de 850 quilômetros percorridos para levar os alimentos, mas que é um trabalho muito gratificante.
“É um desafio muito grande. Toda ação feita no Pantanal é desafiadora pela questão de logística. Percorremos em torno de 850km, sendo 340km de barco, levamos um dia pra ir e outro pra voltar. É um trabalho que requer muita resistência física e emocional, mas gratificante pois sabemos que estamos fazendo a nossa parte”, afirma.
Durante o período de queimadas do Pantanal no ano passado, o grupo também criou uma campanha, vendeu camisetas e todo o dinheiro foi destinado à compra de frutas para alimentar os animais do Pantanal.
A campanha se iniciou em setembro do ano passado até janeiro deste ano. Eles levaram cerca de 300 toneladas de frutas e 500 mil litros de água. Foram criados também pontos de coleta e todo fim de semana um caminhão levava os alimentos até a região.