O atendimento e proteção às vítimas de violência doméstica e sexual realizado pela Polícia Civil em Água Boa (703 km a leste de Cuiabá) ganhou espaço especial, nesta sexta-feira (23.10), com a inauguração de uma sala própria para recebimento de mulheres e crianças na Delegacia do município.
A ideia de criar um espaço mais apropriado, que pudesse oferecer um atendimento mais humanizado às vítimas de violência doméstica e sexual cometido contra mulheres, crianças e adolescentes, nasceu diante da estatística elevada de ocorrências em Água Boa e região.
Segundo o delegado de Água Boa, Gutemberg de Almeida Lucena, após várias conversas, a equipe da Polícia Civil de Água Boa assumiu o desafio de criação do espaço, proclamando os órgãos que fazem parte da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente e às Vítimas de Violência Doméstica.
“Diante do número de casos, foi percebida essa necessidade de proporcionar um atendimento mais especializado e humanizado, separando a questão do agressor e dando maior conforto, dentro do possível à vítima, que chega muito fragilizada”, explicou o delegado.
A montagem do ambiente foi possível graças o apoio da sociedade civil organizada que através de doações contribuiu para que a sala especial se tornasse uma realidade. No quadro da delegacia, há policiais com formação em psicologia e que auxiliarão os trabalhos desenvolvidos pelo cartório especializado.
“A partir desse trabalho inicial poderemos dar efetivamente mais qualidade e a busca da perfeição nesse tipo de atendimento, resultando em melhores inquéritos policiais, punição dos agressores e encaminhamento das vítimas aos demais órgãos assistenciais”, finalizou Gutemberg.
O evento de inauguração do ambiente contou com a presença do diretor do interior, Walfrido Franklim do Nascimento e do chefe de gabinete, Newton Braga.