A Vigilância Sanitária de Lucas do Rio Verde espera vacinar 15 mil animais contra a raiva durante a campanha antirrábica animal. O Dia D da campanha será neste sábado (16). Das 7h às 17h, todos os PSF’s da área urbana do município funcionarão como local de vacinação. A orientação é que os tutores mantenham a caderneta de vacinação atualizada.
Além dos PSF’s, a Vigilância Sanitária também contará com um ponto extra, que funcionará no sistema drive thru. “Será na Faculdade La Salle em sistema drive thru. Nos PSF’s a população pode ir é de forma pedestre levar o seu animal e lá na La Salle teremos a opção drive thru”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann.
A vacina contra a raiva deve ser aplicada anualmente em animais domésticos, considerando que esse é um vírus 100% letal, ou seja, que leva animal a óbito. “Então se você vacinou ano passado precisa todo ano estar levando o seu animal de estimação pra imunizar”, disse Cláudia.
Para ser vacinado, o animal precisa ter, pelo menos, três meses de vida e não apresentar nenhuma doença no dia da aplicação. No caso das fêmeas, não podem estar em período de gestação ou amamentação.
A Nota Técnica nº 01/2023, da Secretaria de Estado de Saúde, reforça que é proibido entregar vacinas aos proprietários dos cães e/ou gatos para serem aplicadas em casa, delegando aos mesmos a responsabilidade da vacinação de seus animais. Os donos devem levar os animais ao local para a aplicação.
Em 2022, mais de 10 mil cães e gatos foram imunizados contra a raiva durante todo o período de vacinação. Este ano a expectativa é imunizar 15 mil animais, sendo 13 mil cães e 2.100 gatos.
Zona rural
A coordenadora da Vigilância em Saúde informou ainda que a vacinação na zona rural acontecerá em breve. “Posteriormente divulgaremos o dia que acontecerá a vacinação na zona rural, nas unidades de Itambiquara, de São Cristóvão e Campinho Verde”, disse.