Vídeo gravado durante a tarde desta segunda-feira (24) na Fazenda Santa Luzia, em Peixoto de Azevedo (670 km de Cuiabá), registrou as primeiras pancadas de chuva na região. Além de alterar a umidade do ar, a chuva é esperado pela população para que haja o combate natural às queimadas.
Segundo informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, a temperatura em Peixoto nesta segunda alcançou a máxima de 39ºC. A probabilidade de chuva na região era de apenas 5%.
Mato Grosso vem passando por uma das piores temporadas de queimadas. Os incêndios registrados no Pantanal, de janeiro até esta segunda-feira, já destruíram 937 mil hectares.
Levantamento realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) aponta que, somente nos primeiros 13 dias de agosto, 1.317 focos (51%) ocorreram na porção mato-grossense do bioma e outros 1.261 focos (49%) na porção do bioma em Mato Grosso do Sul.
Em Cuiabá, as temperaturas mínimas previstas para a semana não estão abaixo de 24º, alcançando até 27º. Já a máxima oscila entre 40ºC e 41ºC. Não há previsão de chuva.
O vídeo divulgado foi gravado e divulgado no Instagram por @rodrigomartinstk.