Vereador tem mandato cassado por envolvimento com facção

Pleno do TRE determinou, por unanimidade, a cassação de Ary Campos, acusado de receber apoio do Comando Vermelho nas eleições.

Fonte: CenárioMT

Vereador tem mandato cassado por envolvimento com facção
Vereador tem mandato cassado por envolvimento com facção - Foto: CenárioMT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso cassou, por unanimidade, o mandato de um vereador de Rondonópolis, durante sessão realizada na tarde de quarta-feira (16). A decisão confirma a condenação em primeira instância, ocorrida em maio deste ano.

Ele foi acusado de usar recursos da facção criminosa Comando Vermelho para financiar sua campanha eleitoral. Conforme o julgamento, ele teria se beneficiado da estrutura e influência do grupo para obter votos, o que configurou abuso de poder político e econômico.

[Continua depois da Publicidade]

A Justiça considerou a gravidade da conduta suficiente para afetar a legitimidade do pleito. Além da perda do mandato, o parlamentar foi declarado inelegível por oito anos.

As suspeitas surgiram em setembro de 2023, quando Campos foi um dos alvos da Operação Infiltrados, deflagrada pela Polícia Civil. Na ocasião, a investigação apontou o uso de verba oriunda da facção para impulsionar sua campanha eleitoral.

[Continua depois da Publicidade]

Como medida cautelar, o vereador foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica e teve sua circulação restringida em determinados horários.

Com a cassação, a cadeira será ocupada pelo suplente do partido, Wendell Girotto, atual presidente do diretório municipal do PT em Rondonópolis.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]