O secretário de Saúde de Várzea Grande-MT, Gonçalo Aparecido de Barros, testou positivo para Covid-19, nesta segunda-feira (10). A informação é da Secretaria de Comunicação Social do município.
Essa é a segunda reinfecção com vírus. Porém neste segundo momento, o secretário de Saúde encontra-se vacinado e assintomático.
Barros foi afastadp temporariamente de suas atividades laborais para cumprir os protocolos de biossegurança, conforme orientação médica e normativa do Ministério da Saúde.
Números altos
Antes de confirmar a infecção pela Covid-19, falou à imprensa sobre o avanço da doença em Várzea Grande. Entre os dias 20 de dezembro a 9 de janeiro, foram realizados cerca de 42 mil atendimentos de pessoas que apresentavam sintomas de gripe ou de Covid-19 no município.
A nova onda de contaminação também atingiu os profissionais da saúde na cidade. Atualmente, há 15 servidores da linha de frente afastados.
Gonçalo Barros disse que a contaminação subiu muito no início deste ano. “Percebemos que a velocidade da contaminação está maior do que quando ocorreu a segunda onda, que foi uma catástrofe”, declarou, citando que a vacina tem evitado o agravamento de diversos casos. Com isso, o número de internações e óbitos não deve apresentar seguir a mesma linha da segunda onda.