A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, descartou um possível surto de meningite no município após registro de três casos da doença confirmados nessa segunda (20). As três crianças, de 20 dias de vida a 3 anos, deram entrada no hospital da cidade, no sábado (18), e apresentavam os sintomas da doença.
De acordo com a diretora técnica do Pronto Socorro do município, Maria das Dores Gonçalves, a emergência infantil foi fechada até que as crianças com a doença sejam transferidas para um hospital de referência.
“Pela pouca idade de algumas, nem todas estavam vacinadas contra a meningite. A vacinação para esses casos está em baixa”, contou.
Conforme a pasta, os três casos confirmados são de Várzea Grande, e um suspeito em Santo Antônio do Leverger.
Com isso, o atendimento no Pronto Socorro da cidade passou a receber pacientes apenas para casos de urgência, considerados como vermelho e amarelo.
Meningite
As meninges são as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central, e a meningite ocorre quando há uma inflamação nelas, sendo causado por microorganismos, alergias a algum tipo de remédio, entre outros.
A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, segundo o Ministério da Saúde.
As meningites virais e bacterianas, ainda conforme a pasta, são as mais importantes para a saúde pública por causa do potencial de se tornar um surto.
Os sintomas mais comuns são:
- Febre alta;
- Mal-estar;
- Vômitos;
- Dor forte de cabeça e no pescoço;
- Dificuldade para encostar o queixo no peito;
- Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo (em alguns casos).
A doença pode ser transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de outra pessoa; pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com barras de apoio dos ônibus, por exemplo.