Operação Incarceratus cumpre 11 mandados em presídios de MT

Ação da Polícia Civil reforça rigor contra detentos com novas acusações dentro do sistema prisional.

Fonte: da Redação

Operação Incarceratus cumpre 11 mandados em presídios de MT
Operação Incarceratus cumpre 11 mandados em presídios de MT - Foto: PJC

Conforme divulgado pela Polícia Civil de Mato Grosso, entre os dias 20 e 23 de outubro, equipes da Gerência de Polinter e Capturas (Gepol) cumpriram 11 novos mandados de prisão em presídios do estado. Os alvos já estavam encarcerados, mas tiveram novas ordens judiciais expedidas pela Justiça, segundo nota oficial.

Contexto e locais das diligências

Os mandados cumpridos na Operação Incarceratus, em sua terceira fase, ocorreram em:

[Continua depois da Publicidade]
  • Cadeia Pública de Várzea Grande (4 mandados)
  • Cadeia Pública de Alto Araguaia (1)
  • Penitenciária de Água Boa (1)
  • Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá (2)
  • Presídio Feminino Ana Maria do Couto (2)
  • Cadeia Pública de Alta Floresta (1)

Segundo a delegada Sílvia Pauluzi de Siqueira, titular da Gepol, os investigados respondem a crimes como tráfico de drogas, corrupção de menores, cárcere privado, homicídio qualificado, roubo e extorsão. Ela enfatiza que a medida evita que detentos com novas acusações recebam liberdade condicional ou benefícios penais.

Relevância para segurança pública

Conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o país registra aumento contínuo de presos com múltiplas condenações. A Polícia Civil afirma que a continuidade da operação busca ampliar o controle sobre organizações criminosas atuantes mesmo dentro das unidades prisionais.

[Continua depois da Publicidade]

A Gepol reforça ainda que o trabalho de capturas inclui monitorar todos os que têm pendências com a Justiça, garantindo que condenados e investigados permaneçam à disposição do Judiciário.

O que diz a legislação? Novas ordens de prisão podem ser decretadas quando surgem provas de delitos não julgados ou ainda não incluídos na execução penal, conforme o Código de Processo Penal.

Saiba mais

Caso tenha informações sobre procurados, a população pode colaborar anonimamente via Disque-Denúncia 197 ou pelo número 181, conforme orientação da Segurança Pública.

CTA: Continue acompanhando atualizações sobre investigações e ações policiais em nossa cobertura especial.

Reportagem baseada em comunicado oficial da Polícia Civil de Mato Grosso.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]