Em Várzea Grande: Polícia Civil executa operação contra criminosos envolvidos em fuga de penitenciária

Mandados incluem prisões, buscas, bloqueios de bens e atingem agentes públicos envolvidos na fuga de dois detentos de alta periculosidade

Fonte: CenárioMT

Em Várzea Grande: Polícia Civil executa operação contra criminosos envolvidos em fuga de penitenciária
Em Várzea Grande: Polícia Civil executa operação contra criminosos envolvidos em fuga de penitenciária - Foto: Polícia Civil

Várzea Grande (MT) – A Polícia Civil deflagrou nesta segunda-feira (11) uma operação de grande escala para cumprir 35 mandados judiciais contra integrantes de um grupo criminoso envolvido na fuga de dois detentos de uma unidade prisional, ocorrida em julho de 2023.

A ação, batizada de Operação Shadow, é resultado de investigações da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e Polinter, e identificou a participação de agentes internos e externos da penitenciária no esquema criminoso.

Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão, além de bloqueio de valores, sequestro de veículos e imóveis em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Poconé. Entre os alvos estão dois policiais penais suspeitos de facilitar a fuga e integrar organização criminosa. A Secretaria de Justiça acompanha as diligências e apura a conduta dos servidores envolvidos.

A fuga ocorreu no dia 14 de julho do ano passado, quando dois reeducandos foram autorizados a sair da penitenciária sob justificativa de trabalho externo e não retornaram. Um dos fugitivos é considerado liderança de uma facção criminosa com atuação na região sul do estado. O outro responde por homicídio e já havia tentado fugir anteriormente.

As investigações revelaram um plano articulado, com uso de veículo oficial do sistema penitenciário e suporte logístico como imóveis e transporte, além do envolvimento direto do então diretor da unidade prisional.

A operação integra o programa Tolerância Zero contra facções criminosas, coordenado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Justiça, por meio da Rede Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim).