Várzea Grande remove limite de idade em concurso para Guarda Municipal após recomendação do Ministério Público

Fonte: CENÁRIOMT

Várzea Grande remove limite de idade em concurso para Guarda Municipal após recomendação do Ministério Público
Várzea Grande remove limite de idade em concurso para Guarda Municipal após recomendação do Ministério Público

O Município de Várzea Grande acatou uma recomendação do Ministério Público de Mato Grosso para eliminar o limite de idade estabelecido no concurso público destinado à Guarda Municipal. A decisão veio após uma reunião realizada nas Promotorias de Justiça locais, esta semana.

Conforme a recomendação da 1ª Promotoria de Justiça Cível Especializada na Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público, Várzea Grande deverá fazer as devidas alterações na Lei Complementar nº 5.139/2023, que trata das condições para ingresso no cargo público de guarda municipal. O mesmo ajuste deve ser feito no Edital de Concurso Público 001/2024.

A medida visa corrigir possíveis injustiças identificadas em relação ao limite de 35 anos estabelecido para participação no concurso. A promotora de Justiça Taiana Castrillon Dionello destacou que a atuação do Ministério Público busca garantir a igualdade de oportunidades e evitar questionamentos individuais futuros.

Na recomendação, a promotora explicou que, embora a Súmula nº 683 do Supremo Tribunal Federal permita a limitação etária em concursos, esta deve ser justificada pela natureza das atribuições do cargo. No entanto, considerando o entendimento jurisprudencial consolidado, as funções do cargo de guarda municipal não demandam restrições etárias.

Com a remoção do limite de idade, o concurso para a Guarda Municipal de Várzea Grande oferece agora 50 vagas, além de formação de cadastro de reserva, com salário inicial de R$ 2,5 mil. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo site do Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon) e pelo site da Prefeitura de Várzea Grande.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.