A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop prevê alcançar a imunização em primeira dose de aproximadamente 3 mil pessoas nesta tarde (05), durante a vacinação de trabalhadores da área de saúde, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), entre 12h e 17h.
Ontem (04), os profissionais da Secretaria atenderam 222 trabalhadores da área, como de farmácias, clínicas odontológicas e consultórios particulares, que foram vacinados após comprovarem o vínculo empregatício com alguma instituição correspondente, utilizando documentos como Carteira de Trabalho ou holerite atualizado.
Para hoje, os atendimentos seguem os mesmos moldes: comprovação de vínculo empregatício, apresentação de Cartão de Vacinação, CPF e Cartão SUS atualizado. Uma ficha de identificação individual é preenchida para posteriormente ter os dados lançados no sistema do Ministério da Saúde.
Os atendimentos seguem por ordem de chegada, com distribuição de senhas. No entanto, a Secretaria reforça que para atender as medidas de biossegurança no combate a Covid-19 no local, é obrigatório a utilização de máscara e o distanciamento entre os trabalhadores. O fluxo de vacinação está sendo rápido a partir da identificação e preenchimento da ficha cadastral. A orientação é evitar filas.
A vacinação ainda é destinada aos trabalhadores da área de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos, dentistas, administrativos e apoio de consultórios particular), seguindo a orientação do Ministério da Saúde e Governo Estadual que, este, calcula atender aproximadamente 5 mil profissionais no município. Hospitais e clínicas já receberam equipes volantes da Secretaria nas últimas semanas.
Novas Doses:
O envio dos imunizantes é feito pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Estado Saúde e, esta, é a responsável pela distribuição para os municípios mato-grossenses. Ainda não há previsão de quando novas doses serão envidas a Sinop.
Idosos acima de 80 anos
Para idosos acima de 80 anos, a vacinação iniciará apenas quando encerrado o grupo composto por trabalhadores da área da saúde. Assim que autorizado pelo Ministério da Saúde e Governo Estadual, responsáveis pela liberação das doses dos imunizantes, a Secretaria de Saúde de Sinop fará a devida divulgação da estrutura de atendimento destinado a esse grupo.
Recomendações:
Apesar de já ter iniciado a vacinação, ainda é importante adotar as medidas de biossegurança preconizadas pelo Ministério da Saúde, sendo:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Manter o distanciamento social.