Durante todo o mês de agosto são realizadas, em diversos locais do Município, ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.
Dando sequência as atividades alusivas ao “Agosto Dourado”, a secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), por meio da equipe da Unidade de Saúde do Assentamento Jonas Pinheiro, realizou, nesta quinta-feira (24), um encontro com as futuras mamães do assentamento para falar sobre diversos temas como saúde bucal da mamãe e do bebê, aleitamento materno e práticas posturais, com profissionais que atuam na unidade.
O odontólogo William falou sobre higiene bucal, destacando que os cuidados com a saúde do bebê começam enquanto ele ainda está dentro da barriga da mãe. Nesse contexto, é necessário que sejam feitos os exames no pré-natal para garantir uma gravidez saudável. “A gravidez por si só já aumenta a incidência de certos problemas bucais. E, ainda, por conta das variações hormonais aumenta a acidez na boca, facilitando a desmineralização dos dentes e a formação de cáries”.
A importância do aleitamento materno foi o tema da palestra da doutora Jeska. Ela destacou que o aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe.” Bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos”. “O leite materno é indispensável nos primeiros momentos da existência e a recomendação é para que o aleitamento seja, exclusivo, até os 6 meses e complementado com diversos outros alimentos até os 2 anos ou mais”.
Para tratar da ‘pega correta’ a enfermeira Ilma, conversou com as futuras mamães explicando que o momento de amamentar é muito importante para a alimentação do bebê, além de manter a conexão entre mãe e filho. “A pega correta na amamentação e a posição certa durante esse processo, garantem que o bebê consiga extrair o leite materno de forma adequada e sem machucar os mamilos da mamãe”.