A Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) está desenvolvendo projetos que ajudam no combate ao coronavírus. Dos 13 campi da instituição, a maioria está fazendo projetos que ajudam a população nesse momento de pandemia.
A Unemat campus Tangará da Serra desenvolveu um kit educativo para ensinar as crianças como higienizar as mãos de forma correta, além de fazer a distribuição de máscaras de tecido. Outras unidades de Cáceres, Sinop e Barra do Bugres também estão fazendo a mesma ação.
As unidades de Alta Floresta, Tangará da Serra, Cáceres e Barra do Bugres estão fabricando e distribuindo álcool em gel. A fabricação é feita em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
Além disso, estão sendo produzidas máscaras na Unemat de Barra do Bugres, Sinop e Cáceres, a partir de impressoras 3D. As máscaras estão sendo entregues aos profissionais da saúde.
Duas fundações de apoio estão ajudando na arrecadação de insumos para a fabricação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e dando assistência para alunos e pessoas que estão em estado de vulnerabilidade. A fabricação está sendo feita nas unidades de Juara e Alta Floresta.
A universidade está ajudando na assessoria para ajudar a população a acessar o recurso emergencial do governo federal. Já foram mais de 5 mil pessoas atendidas e só em Nova Mutum foram mais de 500 pessoas. Em outras cidades, entre elas Alta Floresta, Cáceres, Tangará da Serra e Sinop, também estão fazendo o atendimento.
Para adquirir, é preciso entrar em contato com o campus mais próximo da cidade em que reside e quais projetos estão sendo feitos. Nos telefones e site da universidade, há um banner de ações de combate ao coronavírus e possui todos os endereços para fazer a retirada dos produtos.