Defensor da criação e fortalecimento da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Rondonópolis, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) viabilizou, por meio de emenda parlamentar de R$ 1 milhão, a criação do curso de Jornalismo no campus do município. Ao todo serão 100 vagas no curso de jornalismo, sendo 50 no período matutino e 50 no período noturno.
A Unemat informou a abertura de novas vagas por meio do Edital 04/2021, do Processo Seletivo Simplificado, publicado em 5 de agosto. Além de jornalismo, o edital apresenta a criação dos cursos de Ciência da Computação (40 vagas), Engenharia Civil (100 vagas) e Letras (40 vagas) em Rondonópolis.
Thiago Silva considera que os novos cursos serão de grande importância para a formação profissional e qualificação da população.
“Para mim é motivo de grande alegria contribuir com a expansão de cursos da Unemat em Rondonópolis e vamos continuar trabalhando para garantir mais oportunidades de estudo para os estudantes mato-grossenses”, disse o deputado.
Ele relata que o curso de Jornalismo era um dos mais pedidos pelos jovens da cidade e será importante para consolidar e fomentar o mercado de trabalho na área da comunicação do município.
Os cursos terão mínimo de oito semestres e, conforme o edital, além da ampla concorrência de vagas, terão direito a vagas pessoas com deficiência, negros, indígenas e estudantes de escola pública.
As inscrições custam R$ 60 e vão de 12 a 31 de agosto. As inscrições com pedido de isenção devem ser feitas entre 16 e 19 de agosto.
De acordo com o estudante do ensino médio Hélio Braga, essa será uma importante oportunidade para conseguir uma vaga na Universidade Pública, o que é o sonho da maioria dos jovens.
O resultado final será publicado no dia 18 de outubro, com matrículas de 19 a 22 de outubro. As aulas para os aprovados iniciam no dia 25 de outubro.
Thiago Silva destaca a importância da sua luta pela consolidação da Unemat em Rondonópolis. “Estamos trabalhando para que Rondonópolis possa tornar uma referência na formação educacional e profissional. A nossa luta é pela expansão de novos cursos para os nossos jovens da cidade. Agora o nosso objetivo é tornar a cidade um polo educacional da região Centro-Oeste e, assim, fortalecer a economia local com a vinda de novas empresas”, concluiu.