A Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) antecipou a formatura e 30 estudantes de medicina do campus de Cáceres, na região noroeste do estado, a 220 km de Cuiabá. A colação de grau será nesta sexta-feira (29) e os recém-formados vão atuar na linha de frente do combate à Covid-19.
Eles já terão emprego garantido após a formatura em hospitais públicos de Cáceres e alguns em hospitais públicos de Cuiabá.
Após o decreto do Ministério da Educação que autorizava as universidades federais que antecipassem a formatura, o Conselho Estadual de Educação (Ceps-CEE/MT) analisou a situação da Unemat por ser uma universidade estadual e aprovou a antecipação se cumprissem alguns requisitos.
Só podem se formar estudantes da área da saúde que estão no último semestre letivo e que já cumpriram 75% do estágio supervisionado. Somente os acadêmicos de medicina cumpriram os requisitos.
Os alunos de enfermagem não possuíam ainda a carga horária do estágio supervisionado e por isso não puderam se formar.
Os formandos irão atuar na linha de frente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cáceres e Cuiabá, alguns em hospitais particulares e outros em hospitais maiores.