Um quarto das queimadas do Brasil se concentram em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Um quarto das queimadas do Brasil se concentram em Mato Grosso
Um quarto das queimadas do Brasil se concentram em Mato Grosso

Um novo levantamento do MapBiomas revelou um cenário alarmante para o Brasil: Mato Grosso concentra 25% das áreas queimadas no país nos primeiros nove meses de 2024. O estado, juntamente com Pará e Tocantins, responde por 56% do total de áreas atingidas pelo fogo em todo o território nacional.

Os dados indicam um aumento exponencial das queimadas em relação ao ano anterior, com um salto de 150% na área queimada em todo o país. A Amazônia, especialmente o estado de Mato Grosso, foi a região mais afetada, com mais da metade da área queimada ocorrendo em formações florestais. A seca prolongada e as mudanças climáticas são apontadas como os principais fatores para a intensificação dos incêndios.

[Continua depois da Publicidade]

Setembro foi o mês mais crítico, com 10,65 milhões de hectares queimados em todo o Brasil, sendo 3,1 milhões de hectares apenas em Mato Grosso. Dez municípios mato-grossenses concentraram a maior parte das queimadas, com destaque para Cocalinho, Peixoto de Azevedo e Ribeirão Cascalheira.

A vegetação nativa, principalmente as formações florestais, foi a mais atingida pelas chamas. No entanto, as pastagens plantadas também sofreram com os incêndios, com 4,6 milhões de hectares queimados.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]