AUniversidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU) o extrato que remete ao edital 01/2021, referente ao processo seletivo de ingresso para a graduação presencial 2021.
No total, serão disponibilizadas 4.951 vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para acesso no primeiro e segundo semestre letivo. A seleção será feita a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão divulgadas a partir das 18h (horário de Brasília) nesta segunda-feira.
As 4.951 vagas estão distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, conforme a lei 12.711/2012 divididas em candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; e candidatos comprovadamente surdos, de acordo com a legislação vigente. Tipo de vaga exclusiva para o Curso de Letras.
Cronograma e matrícula
Os candidatos interessados em fazer graduação presencial na UFMT deverão acessar o site do SiSU entre 06 e 09 de abril e realizarem sua inscrição nos cursos oferecidos pela UFMT. O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 13 do mesmo mês. Nesta mesma data, com término em 19 de abril, será iniciado o prazo para participar da lista de espera, cuja convocação será feita pela UFMT no dia 23.
O período de matrículas da primeira chamada regular vai de 14 a 19 de abril. Na UFMT, conforme o edital, este período será destinado a uma pré-matrícula, realizada completamente em modo online. Os candidatos selecionados deverão acessar o Sistema de Gestão de Ingresso 2021, que será disponibilizado na Central de Ingresso, mediante com os dados fornecidos pelo SiSU, e encaminhar os documentos especificados no edital.
As datas de chamadas regulares, bem como novas chamadas e editais estarão disponíveis na Central de Ingresso.