Com paisagens exuberantes de beleza e riqueza natural, Nobres (MT) e Bonito (MS) são dois dos principais destinos de ecoturismo e turismo de aventura do país.
Tais semelhanças podem fazer destes dois municípios cidades-irmãs, estabelecendo cooperação mútua e buscando o fortalecimento dos laços de amizade e a criação de agendas de trabalho conjuntas.
A ideia surgiu durante o seminário internacional Inspira Ecoturismo realizado pelo Sebrae em Bonito, Mato Grosso do Sul.
“O Lago Azul, em Bonito e a Lagoa Azul, em Nobres, são muito parecidos e há várias outras semelhanças que unem estas duas cidades. Enquanto presidente do Comtur vou trabalhar para fazer de Nobres a cidade-irmã de Bonito”, disse Carla Rocha, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Nobres.
Ela ressalta também a trajetória e experiência da cidade de Bonito no ecoturismo. O município sul mato-grossense foi eleito pela revista especializada Viagem e Turismo como o Melhor Destino de Ecoturismo pela 16ª vez. O destino não participou apenas da primeira edição e, por 14 anos consecutivos, foi o vencedor na categoria.
Localizado a 280 km de Campo Grande, Bonito se tornou referência mundial em turismo responsável e sustentável e essa experiência em organização e estrutura podem ser compartilhadas com Nobres.
“O turismo de Mato Grosso tem muito a aprender e a ganhar com essa parceria”, ressaltou Carla Rocha.
Apesar de serem geográfica e culturalmente distantes, as cidades-irmãs possuem acordos que servem como canais de estreitamento e atuação em áreas como saúde, cultura, educação, turismo, meio ambiente e desenvolvimento econômico. A ideia de fazer de Nobres e Bonito cidades-irmãs tem boa aceitação entre os principais representantes do trade turístico de Mato Grosso do Sul.
“Se conseguirmos unir forças poderemos mostrar o que essas regiões têm de melhor, alcançando tanto o mercado nacional quanto internacional. Somos muito parecidos e vamos trabalhar em parceria para isso acontecer. Seguimos juntos nessa caminhada pelo ecoturismo”, ressaltou Gabriel Calderon, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bonito (Comtur).
Juliane Salvador, secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, também aprova a parceria. “Vamos estreitar relações e fazer essa troca, crescer juntos ainda mais enquanto destinos de ecoturismo no Brasil”, disse.
Para Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), as semelhanças entre Nobres e Bonito devem fazer dessas cidades parceiras e não concorrentes.
“Temos muito em comum e é muito positiva essa troca de informações e experiência. Já temos o Pantanal a unir os dois estados e, quem sabe, Bonito e Nobres podem nos unir ainda mais também”, afirmou.