A Semana Nacional de Conciliação realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso atingiu, nesta quarta-feira (22), mais de R$14 milhões em acordos para pagamento de dívidas trabalhistas. O valor coloca a instituição no 2º lugar, em termos de desempenho, entre os tribunais trabalhistas de pequeno porte. A Semana Nacional de Conciliação iniciou na segunda-feira (20).
O total é resultante das 775 audiências realizadas no Tribunal, varas do trabalho de Cuiabá e varas do interior. Destas, 175 ocorreram nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º e 2º graus. Os Cejuscs também foram responsáveis pela movimentação de R$11,9 milhões, que alcançaram 65% de sucesso nas tratativas.
O coordenador do Cejusc-1, juiz Kleberton Cracco, explica que a participação no evento favorece a finalização de pendências processuais. “A cultura da conciliação sempre esteve presente na Justiça do Trabalho, mas durante a Semana Nacional da Conciliação há um clima de cooperação e possibilidade das partes chegarem a um acordo ainda maior, solucionando os processos trabalhistas de modo definitivo e com pacificação social”, avalia o magistrado.
A Semana de Conciliação vai até esta sexta-feira (24) e além dos processos já presentes nas pautas de audiências, outras pessoas ainda podem solicitar sua inclusão no evento. ”Quem quiser participar, basta entrar em contato conosco pelos nossos canais. A audiência de conciliação é uma grande oportunidade para que todas as partes envolvidas no processo dialoguem entre si, negociem e busquem uma solução benéfica a todos”, ressalta o coordenador do Cejusc-1.
As audiências de conciliação são realizadas nas varas do trabalho, nos Cejuscs de 1º e 2º graus e na Secretaria de Apoio à Efetividade da Execução (Saex) do TRT mato-grossense. Empresas e pessoas com ações trabalhistas, em qualquer fase de tramitação, podem participar da Semana de Conciliação, basta entrar em contato com o Cejusc (65) 3648-4090/4097/4098.
Semana Nacional
O mutirão é promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, com o apoio do Tribunal Superior do Trabalho e dos 24 tribunais trabalhistas do país. O slogan “Conciliando a gente se entende” é uma forma de evidenciar que o acordo é um caminho em que todos saem ganhando.