O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde segue promovendo em diversos bairros do município, a troca de hidrômetros sem custo aos consumidores.
Com o passar do tempo e o desgaste natural de suas engrenagens e sensores, os hidrômetros deixam de registrar o volume real de água consumida, e por isso, precisam ser trocados. Segundo a Portaria n° 246/00 do INMETRO, a precisão dos hidrômetros deve ser verificada em um prazo não superior a 5 anos, a partir do qual é recomendada a sua substituição.
“Hidrômetros novos são mais sensíveis a pequenas vazões, o que facilita a detecção de vazamentos ocultos que podem encarecer a conta de água e, a longo prazo, trazer danos até mesmo estruturais ao imóvel”, conclui o coordenador de arrecadação da autarquia, Marcos Rúbio.
Somente funcionários do Saae têm autorização para manusear e trocar um hidrômetro por outro e não precisa da autorização do usuário para fazer essa substituição. Recomenda-se que os usuários verifiquem se os funcionários estão devidamente uniformizados e os veículos identificados com a logomarca do Saae.
Vale destacar que, a autarquia só cobra a troca quando for constatado que o hidrômetro foi violado para fraudar o consumo mensal. Nesse caso, o valor para a realização do serviço é de R$ 150,00.
Para solicitar a troca ou outros serviços, como a avaliação de um possível defeito no aparelho ou a sua mudança de lugar, o usuário deve entrar em contato com a autarquia pelo (65) 3549-7700 ou (65) 9 9339-1836 (WhatsApp).
Hidrômetro
O equipamento é utilizado em larga escala para medir o consumo de água, permitindo a emissão das contas de acordo com o volume consumido por cada um. Além disso, ajuda a estimar as perdas entre a produção e a distribuição de água.
O contador de água e a posterior emissão de conta conforme o consumo, também ajudam os consumidores a ter consciência sobre a importância da utilização racional da água, de se evitar vazamentos e desperdícios.