O Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) formou, na tarde de quarta-feira (15.12), 32 policiais militares no 4º Curso de Policiamento Ambiental da PMMT. A solenidade de encerramento do curso ocorreu no Parque Mãe Bonifácia e reuniu autoridades civis, militares e também familiares dos formandos.
Dos 36 policiais que iniciaram o curso de capacitação voltado às atividades de policiamento e fiscalização ambiental, 32 concluíram o curso, que teve a duração de 665 horas-aula e contou com militares do Estado de Mato Grosso e Paraíba. O curso abordou disciplinas como estágio de sobrevivência, introdução ao direito ambiental, acidentes ambientais e produtos perigosos, práticas de direção de veículos 4×4, entre outras competências.
O comandante-geral adjunto da PMMT, coronel Daniel Lipi Alvarenga, destacou o trabalho executado pelo Batalhão de Policiamento Ambiental e falou da importância de os policiais concluírem a capacitação. “O conhecimento é sempre válido e vai ser muito bem aplicado por cada um desses policiais militares. É uma responsabilidade a mais que colabora com os anseios da instituição e da população”.
O 4º Curso de Policiamento Ambiental foi coordenado pelo Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental e contou com a parceria dos comandos especializados da PM, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), entre outras unidades e instituições, conforme destacou o tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, comandante do BPMPA.
Durante a solenidade, autoridades civis e militares receberam homenagens em alusão ao encerramento do curso. Entre elas, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, que destacou a importância do Batalhão Ambiental no trabalho de fiscalização e proteção da fauna e da flora.
“O Batalhão Ambiental cresceu muito nos últimos anos, não só na evolução das suas estruturas, como na resposta que tem conseguido dar à sociedade e no reconhecimento que a sociedade passa a ter pela corporação. Participar dessa formatura me traz muita alegria e esperança, ao ver um novo grupo de pessoas comprometidas com a manutenção da vida para as futuras gerações”.
No encerramento da solenidade, os três melhores formandos foram homenageados pela coordenação do curso e pelo comandante-geral adjunto da PMMT, Daniel Lipi Alvarenga. O cabo PM Lauro Leandro Silva Borges, de Barra do Bugres, que teve a melhor nota do curso, falou, com emoção, dos desafios enfrentados durante os 60 dias formação.
“Foram muitas dificuldades em busca dessa profissionalização. A distância da família, estar fora de casa e à disposição do curso 24 horas, mas, com esta conquista, a gente sai muito feliz e realizado. Entendo que é essencial que o policial militar esteja preparado para atuar em prol do meio ambiente. Vale a pena todo o esforço”, destacou o cabo PM.
Também participaram do ato solene de formatura o coronel José Nildo Silva de Oliveira, comandante do Comando Especializado de Policiamento, entre outras personalidades civis e militares.