O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, apresentou nesta quarta-feira (26) o Plano de Trabalho para o biênio 2026/2027, defendendo que a instituição tenha uma atuação mais direta no enfrentamento das desigualdades regionais no estado.
A meta, endossada por todos os conselheiros e pelo Ministério Público de Contas, é transformar o TCE-MT em um protagonista na busca por melhores políticas públicas, focando nos pequenos municípios.
Para cumprir esse objetivo, o Plano de Trabalho prevê que o Tribunal aumente drasticamente sua presença no interior. O presidente Sérgio Ricardo pediu que as equipes realizem muitas inspeções in loco e visitas aos municípios, buscando se aproximar da realidade local, entender os desafios e ser um aliado do pequeno gestor.
Para tornar a fiscalização mais eficiente, o TCE-MT ampliará o uso de tecnologias avançadas, como o sistema de Inteligência Artificial Platão, e adotará modelos baseados em risco que classificam licitações por grau de criticidade.
A secretária-geral de Controle Externo, Patrícia Leite Lozich, explicou que o foco não será apenas a legalidade, mas a qualidade dos serviços públicos entregues à população, como o funcionamento de escolas e postos de saúde. O Tribunal também atuará na retomada das contas de gestão de prefeituras e na modernização de seus modelos de análise.
O compromisso final, segundo o presidente e o MPC, é garantir que o TCE-MT seja um órgão mais atuante, presente e tempestivo, induzindo o aperfeiçoamento da gestão e gerando resultados que tragam transformações sociais em Mato Grosso.























