Três em cada cinco meninas de 7 a 14 anos sofrem abuso em Mato Grosso

Fonte: G1 MT

2 22

De acordo com um levantamento apresentado pela Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente do Ministério Público Estadual (MPE), três em cada cinco meninas já sofreram algum tipo de abuso, em Mato Grosso.

Os dados apontam ainda que dois em cada seis meninos também já foram abusados de alguma forma. Ainda segundo o MPE, Mato Grosso acompanha a média nacional.

“Os abusos podem ser traduzidos como um beijo forçado, alisar, passar a mão nas partes íntimas ou mesmo um abraço muito apertado que a criança não quer e até o estupro consumado”, destaca o promotor Paulo Prado, coordenador da Procuradoria.

Para tentar mudar essa realidade, o MPE, por meio do projeto “Prevenção começa na escola”, tem visitado escolas de vários municípios, para alertar professores e estudantes sobre as formas de abuso.

Uma companhia de teatro acompanha a caravana do MPE e, por meio de cenas que ilustram abuso, bullying e preconceito, as crianças são conscientizadas de comportamentos incoerentes.

De acordo com o procurador Paulo Prado, muitos casos foram descobertos após a passagem da caravana nas escolas.

“Em alguns municípios teve crianças que se levantaram durante a palestra ou a encenação e pediram para serem ouvidas em particular e, muitas disseram que estavam sendo abusadas ou vítimas de bullying”, afirmou ele.

A caravana já passou por Cuiabá, onde visitou 40 escolas, Várzea Grande, onde 16 unidades foram visitadas. O grupos também esteve em Cáceres, Diamantino, Alta Floresta, Sinop e Sorriso.

A partir de abril a caravana vai percorrer municípios das regiões Sul, Norte e Araguaia.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!