Uma nova etapa na construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador será marcada nesta terça-feira (15). A primeira parte dos 40 trens adquiridos pelo Governo da Bahia para o sistema de transporte urbano dará início à sua jornada em Várzea Grande, no Mato Grosso, com destino à Espanha.
Os trens, adquiridos por R$ 820 milhões, passarão por um processo de manutenção e adaptação nas instalações da fabricante CAF, em Hortolândia, no interior de São Paulo. As modificações visam atender às necessidades específicas da população de Salvador, incluindo pescadores, marisqueiros e banhistas, tanto no Subúrbio Ferroviário quanto na Orla Atlântica.
Para acompanhar de perto a saída dos primeiros trens, o diretor de Obras da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente Pereira Maciel, estará presente em Várzea Grande. Outros dois servidores da CTB, Carlos Antônio Araújo Bastos e Vinícius Ivo Tavares Vasconcelos, também acompanharão os trabalhos na fábrica da CAF.
A expectativa é que os trens estejam prontos para os primeiros testes de circulação na Estação da Calçada no início do segundo semestre de 2025. Cada composição conta com sete vagões, totalizando 280, uma quantidade considerada suficiente para atender à demanda dos três trechos já contratados do VLT: da Calçada à Ilha de São João, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras a Piatã.
Enquanto isso, em Salvador, os trilhos do VLT já começaram a chegar e a instalação deve iniciar no começo do próximo ano. As empresas responsáveis pela implantação do modal estão finalizando o projeto executivo e montando os canteiros de obras.