TRE-MT inicia preparação e carga de urnas eletrônicas para eleições dos conselheiros tutelares

As Eleições acontecerão em todos os municípios do Estado no dia 1º de outubro deste ano

Fonte: CenárioMT

urnaeletronica

O TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso) inicia uma etapa fundamental para as Eleições Unificadas dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs), ocasião em que serão escolhidos os conselheiros tutelares. Nesta segunda-feira, 11 de setembro, mais de mil urnas eletrônicas serão preparadas e carregadas para garantir a realização do pleito com eficiência e segurança.

Esta etapa representa o início da etapa final de um trabalho intensivo que começou no mês de julho, com a recepção dos pedidos de cessão de urnas, seguido da análise dos processos, recepção de dados e informações, tratamento e preparação dos dados.

“Entramos agora na etapa final do processo, que é a preparação, carga e entrega das urnas”, salienta Julceir Reginaldo Ramos, Chefe da Seção de Voto Informatizado que lidera a parte técnica da operação.

Toda essa complexa operação está sob a responsabilidade da equipe da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais do TRE-MT, que tem trabalhado incansavelmente para garantir que as urnas eletrônicas estejam prontas para o dia da votação. A carga das urnas envolve a instalação do software, a inserção dos dados dos candidatos e a configuração das máquinas de forma apropriada.

Julceir aponta que, neste ano, com a realização das eleições dos CMDCAs de forma unificada e a cooperação entre o Ministério Público e o TRE, a quantidade de municípios que aderiram ao uso da urna eletrônica foi muito acima do esperado. “A quantidade de pedidos de urna eletrônica foi cerca de seis vezes maior do que em 2019”, destaca.

Por isso, uma importante força-tarefa foi formada para auxiliar a equipe da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais nesse processo. Cinco servidores de outros setores do TRE-MT se juntaram à equipe, com o objetivo de agilizar o procedimento burocrático e garantir que tudo ocorra dentro do cronograma estabelecido.

Vale ressaltar que o desafio do TRE-MT é ainda maior, pois o estado possui 98 municípios que realizarão as eleições utilizando urnas eletrônicas. Além da preparação e carga dessas urnas, a equipe está trabalhando na geração de listas de eleitores e cadernos de votação para mais 43 municípios, tornando esse processo uma verdadeira maratona de esforço e dedicação.

“As Eleições Unificadas para a escolha dos conselheiros tutelares são de extrema importância para a democracia local, uma vez que os conselheiros eleitos terão a responsabilidade de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes em seus respectivos municípios. Portanto, a equipe do TRE-MT está empenhada em garantir que o processo eleitoral seja conduzido da maneira mais eficiente e segura possível, proporcionando assim uma escolha democrática e transparente”, ressaltou a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecia Ribeiro.

Julceir explica as vantagens do uso da urna eletrônica em eleições comunitárias: “O uso da urna nas eleições comunitárias, além de garantir mais celeridade na apuração, pois dispensa todo o processo de apuração e contagem de cédulas, também traz segurança e transparência para o processo, uma vez que o software é fornecido pelo TSE, sem possibilidade de intervenção local.”

A base de dados para a criação das listas de eleitores foi gerada no dia 1º de setembro, e somente os eleitores aptos no cadastro da Justiça Eleitoral naquele momento poderão exercer seu direito de voto. Essa medida visa assegurar a lisura e a transparência do processo eleitoral, garantindo que apenas os cidadãos devidamente cadastrados participem da escolha dos conselheiros tutelares.

As Eleições acontecerão em todos os municípios do Estado no dia 1º de outubro deste ano, e informações acerca de horários e locais de votação poderão ser obtidas junto ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do seu município.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.