O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) deu início à operação logística de transporte das urnas eletrônicas para as zonas eleitorais do interior do estado, em preparação para as eleições municipais de 2024. Ao menos 2.194 urnas já foram enviadas para 22 Cartórios Eleitorais por meio de transporte terrestre, garantindo a realização do pleito.
Segundo o TRE-MT, as urnas enviadas são dos modelos de 2022, 2020, 2015 e 2013. O coordenador de Sistemas Eleitorais do tribunal, Salomão Fortaleza, informou que os 142 municípios do interior de Mato Grosso receberão aproximadamente sete mil urnas eletrônicas. “Até o dia 13 de setembro iremos concluir este processo. Em Cuiabá, restarão em torno de três mil urnas, que serão utilizadas na capital e em Várzea Grande”, afirmou. No total, o estado contará com cerca de nove mil urnas para atender as 57 zonas eleitorais.
Fortaleza também explicou o processo de manutenção dos equipamentos antes de serem enviados. “As urnas passam por manutenção e testes para garantir o funcionamento adequado. Elas saem de Cuiabá sem sistemas e sem dados. Quando chegam ao interior, os cartórios eleitorais as preparam para as eleições. Após a carga de dados e o lacre, elas ficam prontas para a votação.”
A operação logística inclui ainda a distribuição das urnas aos 1.502 locais de votação em todo o estado. “Na véspera da eleição, após as cerimônias de carga e lacre, elas são distribuídas para os locais de votação por meio de outro serviço de transporte logístico”, acrescentou Fortaleza. Após o fim do pleito, as urnas retornam a Cuiabá, onde serão armazenadas novamente e passarão por manutenções futuras.
Com a preparação logística em andamento, o TRE-MT trabalha para garantir que todas as urnas eletrônicas estejam prontas para a votação nas eleições municipais de 2024, assegurando o pleno funcionamento do processo eleitoral em Mato Grosso.