Após o trabalho incessante das equipes de operação nos pontos críticos da BR-163/PA, o tráfego de carretas retornando dos portos de Miritituba rumo a Mato Grosso já está liberado.
Assim que acabar a fila, as carretas que estão partindo para os portos de Miritituba, sentido sul/norte, também terão seu fluxo liberado. As equipes do Exército e do DNIT estarão realizando os novos reparos no trecho no período noturno.
A previsão para liberação total da rodovia continua sendo na sexta-feira, 8 de março, na parte da manhã, de quem vem de Guarantã rumo aos portos de Miritituba.
A BR-163 é uma das principais vias de acesso aos portos do chamado Arco Norte utilizado para a exportação de soja e milho do país.
Os caminhões, que levam a safra do Mato Grosso aos portos de Miritituba e Santarém, no Pará, estavam parados por causa das fortes chuvas dos últimos dias, que deixaram a estrada intransitável.
Há atualmente dois trechos da rodovia que não estão asfaltados: um de 51 km que chega a Miritituba (PA) e outro de 58 km que leva a Santarém (PA).
Na quarta-feira (6), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a BR-163 continuaria bloqueada até amanhã (8). De acordo com o órgão, as ações de reparo da estrada se concentraram em dois pontos críticos: na região da Serra da Santinha e na encosta norte da Serra da Anita, no Pará.