Nos últimos 10 dias, os termômetros marcaram temperaturas de quase 50º em vários cidades de Mato Grosso. Em Juscimeira, a 164 km de Cuiabá, nesta semana, um termômetro que fica na região central da cidade registrou 48º e 47º.
Em Poxoréo, a 259 da capital, o termômetro também registrou temperaturas entre 47º e 48º no início da semana.
Na terça-feira (17), Rondonópolis foi considerada a cidade mais quentes do país. Lá, os termômetros registraram 42,4º. Nessa ocasião, a temperatura na região da Avenida Lions Internacional foi maior do que na capital, que é considerada a cidade mais quente do estado.
Na segunda-feira (16), a temperatura em Rondonópolis chegou a 41, 2º. Foi a quarta cidade mais quente do país. Entretanto, a temperatura mais alta foi registrada no dia 5 de setembro, em que os termômetros apontaram 51º.
No entanto, de acordo com o 9º Distrito de Meteorologia, é preciso considerar o ponto onde o termômetro está instalado, o material de que ele é feito e o horário em que a temperatura foi registrada.
Os termômetros dos municípios citados são de estrutura metálica e estão localizados em avenidas com poucas árvores, consequentemente pouca sombra, mais expostos ao sol.
O termômetro do 9º Distrito, por exemplo, fica em um ambiente fechado e ventilado, com material com menor absorção de calor, logo, a temperatura é ambiente, normalmente menor do que as registradas em ambientes abertos.
Ainda segundo o Distrito de Meteorologia, a temperatura em Cuiabá também tem alcançado patamares altos, mais alta. Na segunda-feira, foi o dia mais quente, com temperatura em torno de 42, 6º. Ontem e hoje, a temperatura permanece na casa dos 41º, na capital.