Há um ano sem o tumor, a tenente da Polícia Militar, Irque Figueira Lopes, de 41 anos, venceu seu câncer de mama, diagnosticado em 2017, e doou sua peruca para a Campanha da Polícia Militar “2º Pelotão da Solidariedade”. Ela descobriu um nódulo no seio esquerdo um ano antes do diagnóstico do câncer, enquanto amamentava seu filho de seis meses.
Vestir a farda da PM e ir para o quartel foi uma saída da policial para evitar a depressão. Algumas pessoas até sugeriram que ela deveria se aposentar, mas a tenente nunca pensou nessa possibilidade.
Tenente Irque explica que o diagnóstico precoce foi essencial para vencer a doença. “Prevenção é tudo, o câncer tem cura. Depois de tudo que passei a Irque não gosta de si vitimizar. Hoje me sinto uma vencedora, como mulher, mãe e policial. Sou uma pessoa bem melhor, descobri os verdadeiros amigos, a importância de cada dia de vida. Como policial eu sei que eu posso tudo. Fiquei ainda mais forte!”, diz emocionada a militar.
A peruca doada por Irque é a mesma que ela usou durante o seu tratamento para o câncer de mama. A entrega do acessório foi prestigiada pelo Comandante – geral da PM, coronel Jonildo José de Assis que reconheceu o gesto nobre da militar.