A seca e os incêndios florestais que assolam Mato Grosso levaram sete municípios a cancelarem o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro. Alta Floresta, Confresa, Matupá, Paranatinga, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda e Poxoréo optaram por suspender o evento devido à baixa umidade do ar e à grande quantidade de fumaça, que representam um risco à saúde dos participantes, principalmente crianças e idosos.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Barcelos, explicou a decisão.
Enquanto isso, a capital Cuiabá mantém o desfile de 7 de Setembro, com previsão de início às 6h e término às 10h30 na avenida Getúlio Vargas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima prevista para a capital no sábado é de 41°C e há alerta de baixa umidade para todo o estado.
Desfile em Lucas do Rio Verde-Mato Grosso
Diante do clima seco que atinge Mato Grosso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde adotou medidas para garantir a segurança no desfile cívico de 7 de setembro. A secretária de Educação, Elaine Lovatel, anunciou que a programação sofreu algumas alterações.
Para evitar que os participantes e o público fiquem expostos ao sol forte por muito tempo, o desfile terá início mais cedo, às 6h45, com término previsto para 8h45. Além disso, o número de integrantes por grupo foi reduzido. Ao todo, 42 grupos participarão do evento, incluindo escolas, grupos de serviço e atletas.