Os pacientes que suspeitam estarem infectados pelo novo coronavírus em Cuiabá têm esperado em torno de 4 dias para a confirmação do exame. O dado consta no quarto Informe Epidemiológico divulgado pela Prefeitura da Capital. 58% dos exames foram realizados pelo Laboratório Central de Mato Grosso (LACENMT).
O Informe Epidemiológico tem o objetivo de monitorar o padrão de morbidade e mortalidade e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Covid-19 em Cuiabá. O balanço levou em consideração casos notificados até 25 de abril.
Nesta terça-feira (28), Ministério Público do Estado de Mato Grosso divulgou levantamento feito junto aos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais em todo o Estado e revelou que 266 pessoas morreram por Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) no Estado, entre 28 de fevereiro e 27 de abril deste ano. O relatório indicou, ainda, a divergência entre o número de infectados e de óbitos por Covid-19.
O levantamento foi feito pelo Centro de Apoio Operacional. Além do número de óbitos por SRAG obtido junto aos cartórios, o órgão auxiliar compilou dados sobre a evolução dos casos e óbitos pela referida síndrome e por Covid-19 junto à Central de Informações do Registro Civil – CRC Nacional, Fiocruz e o Boletim da Secretaria de Estado de Saúde.
Para o órgão, a causa mais provável da divergência seria justamente o atraso nos resultados dos exames ou mesmo a falta de testes, o que prejudica o diagnóstico das mortes por Covid-19 nas certidões de óbito.