Em Lucas do Rio Verde, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) possibilita que famílias com renda mensal de até meio salário mínimo, que estejam cadastradas no Cadúnico, obtenha o desconto de 50% no valor da conta de água e esgoto. O proposito da Tarifa Social é a inclusão social.
Atualmente, 281 famílias luverdenses já estão inscritas no programa e tem acesso aos serviços essenciais de abastecimento de água e esgoto por um preço mais acessível.
“É um direito que a gente tem e que faz a diferença no nosso mês na hora de pagar as contas. A gente paga mais barato, recebe um serviço de qualidade e claro, fazemos a nossa parte em consumir com consciência a água e cuidar da maneira de utilizar a rede de esgoto”, conta Rafaele Arruda, moradora do bairro Parque das Américas e beneficiada pela Tarifa Social há dois anos.
O diretor da autarquia, Mauricio Fossatti, avalia a Tarifa Social como um marco positivo para transformação social do município. “Nosso objetivo é fazer com que todos tenham acesso ao serviço de água e esgoto tratado. O desconto na tarifa para àquelas famílias em caso de vulnerabilidade social, é uma oportunidade de oferecer mais saúde e dignidade por meio do saneamento”, declara.
Vale lembrar que, caso o beneficiário não faça o pagamento das contas dentro do prazo de vencimento, poderá ocorrer a suspensão do benefício.
Como solicitar Tarifa Social do Saae?
Para usufruir do benefício, as famílias, por meio de um representante, precisam estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O acesso à Tarifa Social de água e esgoto é feito na sede do Saae, localizado na rua Catuípe, nº 1889 E, bairro Rio Verde. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 15h, mediante a apresentação da carteira de identidade, CPF, comprovante do CadÚnico e a respectiva conta de água e esgoto.
Sob pena de perda do benefício, os beneficiários da Tarifa Social deverão comparecer anualmente ao Saae para atualização cadastral, munidos dos documentos.
Benefício para PcD e aposentados
Outra forma de acessar o programa são as famílias que têm em sua moradia, comprovadamente, uma pessoa com deficiência – Lei Federal nº 13.146/2015. O representante familiar poderá requerer o benefício da Tarifa Social e, neste caso, a renda familiar deve ser de até 3 salários-mínimos. Já para a pessoa aposentada, é preciso possuir renda familiar mensal inferior a 3 salários-mínimos.
Onde fica e como acessar o CadÚnico?
O CadÚnico atende na Avenida Mato Grosso, atrás da Igreja Rosa Mística, no bairro Jardim das Palmeiras. O horário de atendimento do CadÚnico é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações e dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (65) 3548-2567.