O projeto “Prevenção Começa na Escola,” desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, retomará as apresentações da peça “Inocentes Pétalas Roubadas” a partir de fevereiro. O projeto visa transmitir mensagens orientativas e preventivas sobre temas relevantes vivenciados por crianças e adolescentes no ambiente escolar, incluindo bullying, assédio sexual, drogas, gravidez na adolescência, entre outros.
A peça é apresentada pela Cia. Vostraz e é acompanhada por mini palestras dos integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente. A primeira etapa de apresentações começará em fevereiro e abrangerá os municípios de Poconé, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Jaciara, Juscimeira e Nobres. O cronograma inclui um total de 22 municípios, entre eles Tapurah, região médio norte do Estado.
O projeto, coordenado pelo procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, utiliza intervenções culturais para abordar de maneira simples, direta e objetiva questões relevantes para o público infantojuvenil. A peça “Inocentes Pétalas Roubadas” tem elenco composto por Helouise Fransolin ou Andressa Costa (Rosa), Jhonny Guns (amigo imaginário) e Jorge Fernandes (Bicho papão), com dramaturgia e direção de Maicon DPaula.
No ano de 2023, o projeto visitou 36 unidades de ensino em Várzea Grande e Juara, atingindo cerca de 11 mil espectadores. No segundo semestre de 2022, o projeto contemplou 12 municípios, totalizando 24 apresentações.